Clube do Livro JAPONI

O nosso CDL existe desde o começo de 2022 e propõe leituras de produções exclusivamente nipônicas ou escritas por nipo-brasileiros. Adquira suas publicações pelo link afiliado do JAPONI na Amazon.

A partir de abril de 2025 o CDL passará a ser pago. A mudança se deve a alguns incidentes que ocorreram ao longo de três anos de clube gratuito e também para viabilizar o pagamento da plataforma online. Além do link para a reunião, os associados terão acesso ao grupo de WhatsApp exclusivo do CDL e também textos exclusivos escritos pela moderadora Cacau Ideguchi sobre a leitura do mês.

ASSOCIE-SE AQUI

Próximas leituras: Antes que o café esfrie 2 (ABR) / Confissões de uma máscara (MAI) / A fórmula preferida do professor (JUN) / Após o anoitecer (JUL)


Confira a lista de todos os livros lidos até o momento:

O Museu do Silêncio de Yoko Ogawa / Terráqueos de Sayaka Murata / O Livro do Chá de Kakuzo Okakura / A Mulher das Dunas de Kobo Abe / Antes que o café esfrie de Toshikazu Kawaguchi / O Livro do Travesseiro de Sei Shonagon / A Substituição de Kenzaburo Oe / A Casa das Belas Adormecidas de Yasunari Kawabata / Dois contos de Banana Yoshimoto (traduzidos pela Joy Afonso) / As Irmãs Makioka de Jun’ichiro Tanizaki / Vida à Venda de Yukio Mishima / Eu sou um gato de Natsume Soseki / Flores de Verão de Tamiki Hara / Kafka à beira-mar de Haruki Murakami / Declínio de um homem de Osamu Dazai / Peitos e Ovos de Mieko Kawakami / Cartas de Keigo Higashino / Três novelas de Yoko Ogawa / Kanikosen de Takiji Kobayashi / Tsugumi de Banana Yoshimoto / Neve de Primavera de Yukio Mishima / Azul Quase Transparente de Ryu Murakami / Onde Vivem As Monstras de Aoko Matsuda / Mil Tsurus de Yasunari Kawabata / Querida Konbini de Sayaka Murata / Floresta de Lã e Aço de Natsu Miyashita / Morte na Água de Kenzaburo Oe / Descabelados de Akiko Yosano / A ponte flutuante dos sonhos de Jun’ichiro Tanizaki / Trilhas longínquas de Oku de Matsuo Basho / Doce Amanhã de Banana Yoshimoto / Sob o Sol a Pino de Ana Shitara

Depoimentos de quem participa desde 2022

"No meio do isolamento da pandemia, quando minha interação social era de quase zero, resolvi entrar para o clube do livro do Japoni. Achei que seria uma boa forma de ocupar a mente e, quem sabe, até aprender mais sobre literatura e cultura japonesa. O problema? Eu nunca tinha participado de um clube do livro antes e tive um grande receio de ser aquela pessoa que só sorri e acena sem entender nada. É claro que isso aconteceu algumas vezes, principalmente no início, mas logo percebi que todo mundo estava no mesmo barco! Desde o primeiro encontro, percebi que não era só sobre ler livros, mas sobre aprender juntos, trocar ideias malucas e, às vezes, descobrir que não era a única que não entendeu nada! Cada leitura me fez enxergar a literatura japonesa de um jeito novo, e a melhor parte é compartilhar essas descobertas com gente que também se empolga com uma boa história (ou com uma trama tão confusa que todo mundo precisa se unir para decifrar). O clube virou mais do que um espaço de leitura; virou um grupo de companheiros de jornada literária. Já passamos por lojas de conveniência, gatos falantes, monstras e fantasmas, dramas existenciais e, claro, aqueles finais abertos que nos fazem filosofar por horas. Se eu recomendaria essa experiência? Sem dúvida. Indico a todos que gostam de boas histórias e boas conversas, e que sabem que um livro sempre fica melhor quando é compartilhado".

- Caroline O.

"Encontrei o Clube do Livro durante a construção da minha tese do mestrado, em um período que estava tentando retomar a literatura. Durante a faculdade havia perdido o hábito de leitura que até então tinha me acompanhado por toda a vida. Pude, portanto, me conectar com duas partes muito importantes da minha vida: voltar a ler sem a pressão acadêmica, e a cultura japonesa.

Ao longo destes últimos anos (!), tivemos a oportunidade de ler e descobrir autoras e autores de diferentes épocas, em escritas de diferentes formatos e propostas. Cada encontro trouxe conhecimentos e aprendizados muito importantes para mim É inestimável tudo o que aprendi com a Cacau e com cada um/a do/as colegas de Clube. Comecei nos encontros pela leitura, continuei pelo mundo de possibilidades e encontros que o Clube proporcionou. Encontrei pessoas que se tornaram amigas, um espaço de troca, conforto e pertencimento. Encontrei a mim mesma. Que bela jornada tem sido participar do Clube do Livro do Japoni!

- Arissa A.