Quem é a responsável? Com mais de dez anos de experiência profissional, Cacau Midori Ideguchi é mestra em Letras com ênfase em Cultura Japonesa (2023), MBA em História da Arte (2024), especialista em Jornalismo Cultural (2014) e bacharel em Jornalismo (2011). É membro pesquisadora do Grupo de Estudos Okinawanos (GEOki/USP) e fez parte do programa de formação em arte e produção cultural "Somos Muitas" do Instituto Tomie Ohtake (2022). Lançou dois livros: Gota de Sangue a Olho Nu (2015) e 31 (2017). Seu caminho acadêmico é no cinema e história japonesa, perpassando pela literatura e artes plásticas do país.

Multidisciplinar, atuou como jornalista, coordenadora de cultura e assessora técnica entre 2011 e 2020. Leciona desde 2021 em cursos livres online e presenciais, tenho sido convidada para palestras de longa e curta duração em universidades como USP, UNESP e Unifesp. Em 2022 foi convidada a palestrar online sobre Kore-eda no Nichia Gakuin, uma faculdade técnica de Buenos Aires. Além do ensino, também faz trabalhos nas áreas de mediação, curadoria, redação e consultoria.

Em consonância com sua carreira acadêmica, continua suas pesquisas em cinema e história; recebeu bolsa da Fundação Ishibashi em 2025 para pesquisar Hirokazu Kore-eda no Japão. Seu interesse é ampliar sua investigação em interculturalidade e feminismos no cinema japonês.

A plataforma digital JAPONI constitui-se como uma iniciativa de divulgação cultural com fundamento em uma estrutura bem definida, que articula de forma coerente seu propósito e metodologia. Desde sua fundação em 2021, o projeto declara como missão específica atuar como uma ponte entre o conhecimento acadêmico especializado e o público brasileiro interessado na cultura japonesa. Para tal, adota alguns recortes temáticos, concentrando suas atividades nos eixos do cinema e da literatura. Essa especialização deliberada afasta-a de uma abordagem generalista e indica um compromisso com a profundidade e a curadoria qualificada do conteúdo oferecido.

SOBRE